Pesquisa Quaest divulgada nesta segunda-feira (21) mostra Flávio Bolsonaro (PL) e Lula (PT) em empate técnico no cenário de 2º turno. Flávio tem 42%, e Lula, 41%. O levantamento foi encomendado pela Globo e pelo jornal O Globo.
Considerando o total do eleitorado, houve pouca variação desde a pesquisa anterior, de uma semana atrás. Naquela, Flávio tinha 42%, contra 40% de Lula.
Mas, olhando para os segmentos, houve alguns movimentos:
- No Sudeste, a vantagem de Flávio variou de 16 pontos percentuais para 7;
- No Nordeste, Lula tinha 32 pontos de vantagem e agora tem 26;
- No Centro-Oeste/Norte, empate técnico virou vantagem para Flávio: 48% a 36%;
- Entre as mulheres, Lula oscilou para cima, de 41% para 44%, e Flávio passou de 38% para 37%;
- No segmento de renda mais alta, Flávio ampliou a diferença de 13 para 20 pontos;
- Entre os evangélicos, Flávio agora está 30 pontos à frente de Lula (58% a 28%);
- No recorte por cor, entre os pardos, havia empate técnico e agora Lula tem 8 pontos de vantagem.
A Quaest ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 17 e 20 de setembro. A margem de erro da pesquisa, considerando o total de entrevistados, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.
Quando destacamos segmentos, a margem de erro aumenta, porque a amostra de eleitores é menor. Nesta reportagem, você verá como está a disputa entre Lula e Flávio em cada recorte do eleitorado.

