O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) acionou nesta quarta-feira (18) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ex-ministro Gilson Machado por propaganda eleitoral antecipada para as eleições de 2026.
A ação é motivada por vídeo publicado nas redes sociais, onde Gilson Machado aparece colando adesivos com a frase: “O Nordeste está com Flávio Bolsonaro 2026”. O ex-ministro afirma que vai “eleger o homem” como “nosso presidente”.
Na petição encaminhada à presidente do TSE, ministra Carmen Lúcia, o parlamentar pede a remoção imediata do conteúdo em até 24 horas; multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento; e o envio do caso ao Ministério Público Eleitoral para investigar possível abuso de poder político.
Para o deputado Lindbergh, o ato reúne elementos típicos de campanha, como identificação nominal do beneficiário, referência direta ao pleito e mensagem explícita de apoio eleitoral, configurando tentativa de antecipar a disputa e influenciar o eleitorado de forma indevida. Ele afirma que configura pedido de voto antecipado, o que é proibido pela Lei das Eleições, que proíbe propaganda antes do dia 10 de agosto.
Fonte: CBN

