O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, nesta quinta-feira (31), no Recife, a primeira cirurgia cardíaca pediátrica com teleacompanhamento teleorientação do estado de Pernambuco.
O procedimento foi realizado em uma criança de 6 anos, no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na Boa Vista, na área central da cidade, com orientação em tempo real da equipe do Hospital do Coração (Hcor) de São Paulo.
A iniciativa integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.
O titular da pasta, ministro Alexandre Padilha, ressaltou que os “esforços para reduzir o tempo de espera por atendimento especializado, por meio do programa Agora Tem Especialistas, já são uma realidade, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”.
“Com o fortalecimento da capacidade das instituições, o apoio dos hospitais de excelência e a qualificação dos processos assistenciais, estamos ampliando o acesso de crianças com cardiopatias congênitas ao tratamento cirúrgico, mais próximo de suas casas”, afirmou o ministro.
O procedimento consiste em um acompanhamento, em tempo real, realizado pela equipe do Hcor aos profissionais do Imip durante toda a cirurgia, por meio de um sistema integrado e interativo de sinais múltiplos de áudio, vídeo e dados, conectando uma sala cirúrgica remota a um centro de comando de teleorientação.
Folha PE / Foto: Igor Toscano/IMIP