SDS divulga balanço com resultados operacionais da segurança pública de Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) divulgou os resultados operacionais das forças de segurança pública, fruto da execução integrada das diretrizes do programa Juntos pela Segurança.

Na série histórica, o estado registrou a menor taxa de vítimas de Mortes Violentas Intencionais (MVI) por 100 mil habitantes, além do segundo menor número absoluto de vítimas desse indicador.

Na comparação entre 2024 e 2025, houve redução, com 330 vítimas a menos, o que representa uma queda de 9,5%, com diminuição registrada em 17 Áreas Integradas de Segurança (AISs).

As tentativas de MVI também apresentaram retração, com redução de 12,3%, equivalente a 291 vítimas a menos.

Crimes patrimoniais
No enfrentamento aos crimes patrimoniais, os números reforçam a tendência de queda. Em relação a celulares, houve redução de 15% nos roubos e furtos, passando de 48.386 registros em 2024 para 41.141 em 2025. 

Além disso, ações de fiscalização resultaram em 2.277.671 celulares consultados e 9.174 aparelhos recuperados, garantindo uma maior probabilidade de devolução de bens às vítimas.

“Os indicadores demonstram que o planejamento contínuo das estratégias de prevenção, aliado à repressão qualificada e integração entre as forças no Estado, tem produzido resultados reais na redução da criminalidade e na ampliação da sensação de segurança da população”, afirmou a secretária de Defesa Social em exercício, Mariana Cavalcanti.

No acumulado, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) apresentaram uma redução de 12,2%, o que representa 5.550 ocorrências a menos que no ano de 2024.

Em relação às AISs, apenas uma das 26 não apresentou redução no número de ocorrências de CVP.

Folha de Pernambuco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *