Protestos contra a PEC da Blindagem e anistia reuniram manifestantes em capitais

Manifestantes tomaram as ruas neste domingo, 21, em várias capitais do Brasil, para protestar contra a PEC da Blindagem e o projeto que prevê anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Organizada por integrantes da base do governo no Congresso, centrais sindicais, movimentos populares e outras organizações da sociedade civil, a mobilização prevê ações em pelo menos 30 cidades e 22 capitais brasileiras.

Dados obtidos pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) apontaram que o ato na avenida Paulista reuniu 42,4 mil pessoas, o que, na margem de erro do levantamento, é um empate em relação ao ato bolsonarista do último 7 de setembro, no mesmo local. Pesquisadores do mesmo grupo afirmam que o ato da Praia de Copacabana, no Rio, teve um público similar: 41,8 mil pessoas (quase a mesma quantidade do 7 de setembro carioca, que teve 42,7 mil pessoas). Na capital fluminense, o ato teve show de vários artistas, como Caetano Veloso, Maria Gadú, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan.

Em São Paulo, o ato foi marcado pela presença de vários parlamentares do PSOL, como o ex-candidato a prefeito e deputado federal Guilherme Boulos (SP). “Nós somos os verdadeiros patriotas. Aqui nessa avenida, no dia da independência eles botaram a bandeira dos Estados Unidos”, disse sobre o palanque, onde também teceu críticas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Tabata Amaral (PSB), também foi ao ato e criticou a polarização política.

Em Brasília, manifestantes se reuniram em frente ao Museu da República com cartazes que chamavam a Câmara de “vergonha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *