Com a promessa de substituir o débito automático e os boletos, o Pix Automático já está em vigor desde esta segunda-feira (13). Lançada inicialmente em caráter opcional em junho, a nova modalidade do Pix foi desenvolvida para permitir que o usuário autorize pagamentos periódicos a empresas e prestadores de serviços, como microempreendedores individuais (MEI). A autorização é feita uma única vez, e os débitos passam a ocorrer automaticamente na conta do pagador.
A ferramenta pretende beneficiar tanto empresas quanto consumidores. Segundo o Banco Central (BC), o Pix Automático pode alcançar até 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito.
Para as empresas, a tecnologia traz mais praticidade na cobrança, ao simplificar o processo de adesão. Diferente do débito automático tradicional — que exigia convênios com cada banco, acessível apenas a grandes companhias — o Pix Automático permite que qualquer empresa ou MEI solicite a adesão diretamente ao banco onde possui conta, tornando o sistema mais acessível e eficiente.