No mês de agosto, mais de 11,8 mil ligações irregulares de energia foram flagradas em Pernambuco, de acordo com a Neoenergia. Em média, 565 ligações clandestinas, os chamados “macacos”, foram registradas e removidas pela distribuidora por dia em todas as regiões do estado.
A energia recuperada nas ações foi de 133 milhões de quilowatts-hora, quantidade suficiente para abastecer 887 mil residências durante 30 dias.
Até o momento, a empresa identificou aproximadamente 90,1 mil fraudes, que afetam todas as classes de clientes como residenciais, comerciais, industriais e rurais, em todo o ano. As irregularidades representam um aumento de 86% quando comparadas ao mesmo período de 2024.
Além de ilegal, a atitude também coloca a vida da população em risco e prejudica o fornecimento de energia das regiões, podendo ocasionar interrupções nas localidades.
Segundo a Neoenergia Pernambuco, investimentos em inteligência de dados estão sendo realizados para monitorar o consumo dos clientes e identificar possíveis fraudes. Com as informações preliminares, equipes em campo vão fazer a inspeção para confirmar a existência da ligação clandestina. (Diário de Pernambuco)

