A partir do dia 8 de agosto, a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE) de Ouricuri contará com um Ambulatório de Neuropediatria. A implantação do serviço é resultado de solicitação da deputada estadual Socorro Pimentel (União Brasil) à Secretaria Estadual de Saúde, como parte do programa PE Acessível, voltado à assistência de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodiversidades.
Nesta primeira fase, o programa prioriza a formação de equipes multiprofissionais e a ampliação do acesso ao diagnóstico precoce de TEA e demais transtornos do neurodesenvolvimento. O novo ambulatório representa um avanço para a saúde pública no Sertão do Araripe, atendendo a uma demanda histórica por serviços especializados na região.
“É uma vitória da nossa luta pelo Araripe. Fico muito feliz em ver esse serviço chegando ao Sertão, porque são políticas públicas reais, que transformam vidas e acolhem quem mais precisa”, afirmou a deputada.
O PE Acessível é uma iniciativa do Governo de Pernambuco que visa fortalecer a rede de atenção à pessoa com deficiência, promovendo inclusão, acolhimento e respeito à diversidade. A chegada do Ambulatório de Neuropediatria à UPAE de Ouricuri marca mais um passo concreto nesse processo.