O Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB), de Ouricuri (PE), figura entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, em um reconhecimento nacional que avalia unidades hospitalares que atendem exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A relação dos hospitais selecionados foi divulgada pela organização responsável pelo levantamento técnico que será usada como base para o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil 2026.
O estudo, coordenado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e outras entidades, analisou hospitais de todas as regiões do país com atendimento 100% SUS, mais de 50 leitos ativos e produção assistencial registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025.
Entre as unidades pernambucanas que integram esta lista, além do HRFB, estão: Hospital das Clínicas – Recife, Hospital Dom Malan – Petrolina, Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa – Recife, Hospital João Murilo e Policlínica de Vitória – Vitória de Santo Antão, Hospital Oswaldo Cruz – Recife, Hospital Regional Ruy de Barros Correia – Arcoverde. Todos foram reconhecidos por desempenho técnico, produção assistencial e impacto na assistência regional.
O HRFB se destaca por sua atuação 24 horas por dia, oferecendo atendimento de urgência e emergência, consultas ambulatoriais e uma ampla gama de especialidades médicas à população da IX Gerência Regional de Saúde, que abrange onze municípios e atende cerca de 360 mil habitantes do Sertão do Araripe.
Para a diretora-geral do HRFB, Iza Conserva, a inclusão do hospital no ranking nacional representa o reconhecimento de um trabalho coletivo e contínuo.
“Estar entre os 100 hospitais públicos mais bem avaliados do país é motivo de muito orgulho para todos que fazem o Hospital Regional Fernando Bezerra. Esse reconhecimento é resultado do empenho diário das equipes assistenciais, administrativas e de apoio, que se dedicam a oferecer um atendimento responsável, humano e resolutivo à população que depende do SUS”, destacou a gestora.

