Na última sexta-feira (08), a escola ouricuriense Joaquim Angelim foi palco de um intercâmbio educacional com os integrantes da premiada escola Francisca Flor, de Santa Cruz da Baixa Verde, que é referência na alfabetização infantil nacional, segundo o Ministério da Educação (MEC).
O Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), distingue escolas que garantem a alfabetização dos seus estudantes no tempo esperado. A partir daí, municípios que têm o interesse em aprimorar ainda mais seu ensino, procuram realizar encontros inspiradores entre os profissionais das suas entidades pedagógicas nos ambientes educacionais.
A troca de vivências e experiências entre professores e administradores tem o objetivo de compartilhar conhecimentos adquiridos com a prática durante os anos de ensino das instituições. Desse modo, procurando juntos soluções para problemas em todos os âmbitos educacionais. Também como, organizar-se para futuras adversidades na jornada do ensino infantil, garantindo assim, as ferramentas necessárias para auxiliar cada criança na caminhada para a alfabetização.
“Esse intercâmbio nos faz lembrar que a educação é construída, que não tem receita pronta. É uma educação que todos podem contribuir”, disse Joabe Santos, diretor de ensino da Secretaria Municipal de Educação.
O encontro foi organizado em uma parceria dos administradores das escolas junto com a Secretaria de Educação e as Prefeituras de Ouricuri e Santa Cruz da Baixa Verde. A intenção da gestão é que Ouricuri seja uma das cidades premiadas na edição do próximo ano.