Governo do Brasil abre mil novas vagas para municípios reforçarem combate à fome

O Governo do Brasil quer ampliar a rede de proteção alimentar nos centros urbanos de todo o país. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) abriu o prazo para que as prefeituras manifestem interesse em aderir à Estratégia Alimenta Cidades. O novo ciclo do programa, batizado de Alimenta Cidades +1000, prevê a ampliação da política pública para até mil municípios. As inscrições vão até o dia 31 de janeiro.

O objetivo do programa, agora batizado de Alimenta Cidades +1000, é transformar a realidade de bairros periféricos onde o acesso a comida de qualidade é difícil ou inexistente. A iniciativa ajuda as cidades a planejarem sistemas de alimentação mais justos e sustentáveis, garantindo que a comida saudável chegue à mesa de quem mais precisa.

APOIO — Muitas cidades enfrentam o desafio dos chamados “desertos alimentares” — locais onde só se encontra comida ultraprocessada e faltam alimentos frescos. Com a adesão, o município passa a contar com apoio técnico por meio do mapeamento da agenda alimentar urbana e da construção de rotas de implementação dos sistemas alimentares urbanos, considerando as especificidades e demandas locais. O objetivo é apoiar o planejamento e a execução de ações estruturantes que garantam o acesso regular e permanente a alimentos adequados e saudáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *