A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional tem sido motivo de reclamação em diferentes municípios do Sertão e de outras regiões de Pernambuco. Moradores relatam dificuldade para conseguir agendamento, sistema sem vagas disponíveis e ausência de informações claras sobre quando o atendimento será normalizado.
Há registros de queixas semelhantes em municípios grandes como Petrolina, onde usuários apontam que, há semanas, não conseguem marcar horário para serviços como emissão de RG e renovação de CNH. A situação tem provocado transtornos, principalmente para quem depende do documento para trabalhar, viajar ou resolver pendências bancárias.
É importante esclarecer que a responsabilidade pela emissão da Carteira de Identidade é do Governo do Estado, por meio dos órgãos estaduais de identificação, que contam com apoio logístico e estrutural dos municípios para a realização do atendimento.
A Carteira de Identidade Nacional é emitida em Pernambuco sob coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social e do Instituto de Identificação Tavares Buril. O agendamento é feito, na maioria das cidades, exclusivamente pela internet, o que concentra a demanda em um sistema único e pode gerar sobrecarga quando há grande procura.
Blog Ponto de Vista

