Chuvas nas últimas 24h: confira os municípios que mais choveram no interior de PE

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou, na manhã desta quinta-feira (19), a lista dos municípios com maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24 horas em Pernambuco. Os dados confirmam a previsão meteorológica emitida anteriormente pelo órgão para áreas do Agreste e do Sertão, onde sistemas atmosféricos vêm favorecendo a formação de nuvens carregadas.

Ainda nesta quinta, a Apac publicou um alerta de “Estado de Observação” voltado especialmente para o Sertão e o Sertão do São Francisco, válido durante todo o dia. A previsão indica continuidade das pancadas de chuva, com possibilidade de intensidade moderada a forte em alguns municípios, além de ocorrência de raios e trovões.

Entre os maiores acumulados registrados, dois municípios ultrapassaram a marca dos 50 milímetros. O maior volume foi observado em Iati, no Agreste, com 59,8 mm medidos na estação da Garagem Municipal. Em seguida aparece Floresta, no Sertão, com 52,89 mm registrados na estação da ETA Compesa (confira abaixo a lista dos municípios).

Maiores acumulados de chuva

  1. Iati: 59,8 mm
  2. Floresta: 52,9 mm
  3. Quixaba: 47 mm
  4. Tacaimbó: 43 mm
  5. Tacaratu: 32,2 mm

Segundo a Apac, a tendência é de continuidade das chuvas principalmente no Sertão ao longo desta quinta-feira. No Agreste, a previsão também indica pancadas isoladas, embora com menor intensidade em comparação ao interior do estado.

De acordo com o boletim meteorológico, as instabilidades são provocadas pela atuação conjunta de sistemas atmosféricos, incluindo a interação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e de um Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Esses fenômenos favorecem a formação de áreas de instabilidade, aumentando o potencial para chuvas mais intensas na região.

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *