O Galo da Madrugada desfila pelas ruas do Centro do Recife neste sábado (14), a partir das 9h, com o tema “Frevo no Planeta Galo”.
A organização espera um público superior a 2,5 milhões de pessoas para um percurso de 6,5 km, que será percorrido por 30 trios elétricos e seis alegorias.
Entre os artistas confirmados estão nomes tradicionais do carnaval pernambucano, como Almir Rouche, André Rio, Nena Queiroga, Nonô Germano, Michelle Melo e maestros Spok e Forró, além de convidados de outros estados.
O desfile também prestará homenagem ao músico Marcelo Melo, fundador do Quinteto Violado, que completa 80 anos.
Conforme a organização do Galo, o foco da edição 2026 é a preservação ambiental. Rômulo Meneses, presidente da agremiação, declara que o objetivo é dividir com os foliões a responsabilidade pelo cuidado com a natureza.
“É um dever de todos nós cuidarmos do nosso planeta, da nossa fauna, flora, rios e mares, do meio ambiente todo. E queremos, neste sábado, nessa linda e gigantesca festa de rua, passar essa mensagem e dividir essa responsabilidade”, afirma ele.
Além de exaltar o meio ambiente e as práticas sustentáveis, o desfile deste sábado também irá homenagear o músico Marcelo Melo, único remanescente da formação original do grupo Quinteto Violado.
O cantor, compositor e violinista completa, na próxima quinta-feira (12), 80 anos e, segundo a organização, virá no carro abre-alas do Galo.
O desfile começará no Forte das Cinco Pontas e seguirá por um percurso de cerca de 6,5 km.
Ele irá percorrer a área central do Recife, passando pela Rua Imperial, Avenida Sul, Praça Sérgio Loreto, Avenida Dantas Barreto, Avenida Guararapes e Rua do Sol.
Diário de Pernambuco

