Ministério da Saúde envia 89.046 doses da vacina contra a Covid-19 para Pernambuco; saiba quem pode ser imunizado

O Ministério da Saúde (MS) enviou para Pernambuco 89.046 doses da vacina contra a Covid-19. A informação foi divulgada pela pasta nesta quinta-feira (16). O envio faz parte de uma remessa de 2,2 milhões de doses distribuídas esta semana a todos os estados do Brasil e Distrito Federal.

De acordo com o MS, os envios garantem estoque suficiente para atender às demandas regionais. Os imunizantes são recomendados aos grupos mais vulneráveis:

– Idosos a partir de 60 anos, com esquema de duas doses no intervalo de 6 meses entre elas;
– Gestantes, com esquema de uma dose a cada gestação, em qualquer idade e fase gestacional, respeitando intervalo mínimo de 6 meses desde a última dose;
– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, com esquema básico de duas ou três doses, conforme o imunizante;
– Pessoas imunocomprometidas a partir de 6 meses de idade, com esquema básico com três doses e recomendação de doses periódicas com intervalo mínimo de seis meses;
– População geral de 5 a 59 anos, com esquema de uma dose apenas para pessoas não vacinadas anteriormente.

A estratégia de vacinação também contempla trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, povos indígenas, comunidades quilombolas e ribeirinhas, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua e trabalhadores dos Correios.

Os imunizantes foram encaminhados às secretarias estaduais de saúde (SES), responsáveis pela logística de recebimento e distribuição das doses aos municípios.

Folha de PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *