O presidente nacional do PSB e prefeito do Recife, João Campos, saiu do encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) animado com tudo o que ouviu do chefe do Executivo nacional.
Primeiro a de que a parceria com o PSB será renovada na disputa eleitoral deste ano. Com isso, coloca-se um freio nas discussões de que outro partido poderia ocupar o cargo de vice, entre eles o MDB ou o PSD de Gilberto Kassab. E João Campos aposta na renovação da parceria entre Lula e Alckmin.
“Posso dizer que saio da reunião muito animado, muito seguro, com a parceria que o PSB e o PT tem no Brasil inteiro, nas eleições estaduais, nos palanques estaduais que serão montados, em candidaturas que serão lançadas, a majoritária, nas chapas proporcionais”, reforçou.
A animação e a segurança de João Campos não são à toa. Depois de não ter descartado o nome de Alckmin para ser o vice, a presença de Lula apenas no palanque do pré-candidato do PSB ao governo de Pernambuco reforçou a disputa no estado.
Nos últimos dias, houve burburinhos de que a governadora Raquel Lyra (PSD) havia se encontrado com o presidente Lula e pedido neutralidade a ele em Pernambuco. Se o presidente não participasse da campanha no estado, ela trabalharia para reelegê-lo. A informação foi divulgada na Coluna Painel, assinada por Lauro Jardim, na Folha de S.Paulo.
Cenário nacional
Em conversa com a imprensa, João Campos disse ter traçado um breve panorama do cenário nacional e reforçado a importância para o partido de manter o peessebista Geraldo Alckmin como vice-presidente na próxima disputa.
“A reunião é uma reunião política reservada e muito importante com o presidente. Naturalmente a gente passou o cenário de vários estados do Brasil. a gente tem uma aliança no país inteiro, presentes em candidaturas ao Senado, ao governo, apoios recíprocos, então foi uma leitura rápida do quadro, mas sempre muito afirmativo da nossa parceria com o presidente Lula, que se materializou desde a eleição passada e nessa eleição também, ter o nosso compromisso de apoio do nosso partido do PSB ao presidente Lula”, sustentou.
Diante de rumores de que o candidato a vice-presidente na próxima eleição possa ser de outra legenda, João Campos disse ter reforçado ser fundamental parra o partido a manutenção do vice-presidente Geraldo Alckmin na chapa.
“E a conversa é muito franca, é muito verdadeira e é muito sempre amistosa com o presidente Lula, reafirmando isso. E como a gente até brincava agora há pouco conversando, e que a relação do presidente Lula com o vice-presidente Alckmin é uma relação muito boa. Ele sabe que para o nosso partido é importante essa construção e eu tenho certeza que os dois vão construir isso da melhor forma. Pela relação que eles têm eles vão poder conversar v poder discutir. Tenho certeza de que vai ser feita uma grande construção em torno disso e com muita confiança”, assegurou.
Segundo João Campos, a relação entre o presidente Lula e o vice-presidente Alckmin é de muita confiança e extrapola o campo político, porque existe “carinho pessoal e de respeito”.
Folha de Pernambuco

