Secretários de Agricultura buscam soluções emergenciais para mitigar efeitos da seca na região do Cisape

A reunião dos secretários de Agricultura dos municípios consorciados ao Cisape (Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe) foi realizada com o objetivo de discutir a crise hídrica que afeta a região. A estiagem prolongada está prejudicando os rebanhos e a agricultura familiar, e os secretários estão trabalhando em um projeto para solicitar apoio do governo do estado.

“Calamidade pública já declarada pelo Estado de Pernambuco é em decorrência da estiagem, nossos animais estão sofrendo, nossa população está sofrendo”, destacou Bruna Sampaio, secretária de Agricultura de Moreilândia. “Sentamos hoje para estudar toda essa situação e chegar à conclusão do que seria a solução. Depois de muito debater, formulamos uma solução e vamos apresentar aos nossos prefeitos um projeto para solucionar toda essa situação de forma emergencial e poder trazer alívio aos nossos produtores.”

Fabrício Marques, secretário de Agricultura de Santa Cruz, acrescentou que a reunião foi uma oportunidade para buscar soluções para amenizar a questão da estiagem e da seca que está se prolongando. “Buscamos aqui reunidos uma solução para que a gente possa levar a demanda e solicitar ao governo do estado essa parceria para que possa nos contribuir e ajudar a gente a alimentar o nosso rebanho e fortalecer cada vez mais a cadeia produtiva fortalecendo economicamente o município.”

Marcelo Coelho, secretário executivo do Cisape, destacou a importância desse primeiro encontro. “Foi uma reunião extremamente importante. O conjunto de secretários já está trabalhando em busca de ações que possam levar para o governo do estado para trazer algum alívio para os produtores.”

Os secretários devem finalizar o quanto antes o projeto para discutirem com os prefeitos. O plano inclui ações urgentes para garantir a alimentação e a água para os rebanhos e fortalecer a cadeia produtiva da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *