Ano de 2025 está entre os três anos mais quentes registrados no mundo

O ano de 2025 esteve entre os três mais quentes já registrados no planeta, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira (14), quando cientistas da União Europeia também confirmaram que as temperaturas médias já ultrapassaram 1,5 grau Celsius de aquecimento global pelo maior tempo desde o início dos registros.

A OMM, que consolida oito conjuntos de dados climáticos de todo o mundo, disse que seis deles — incluindo o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF) da União Europeia e o serviço meteorológico nacional britânico — classificaram 2025 como o terceiro mais quente, enquanto dois o colocaram como o segundo mais quente no registro de 176 anos. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês) também confirmou que 2025 foi o terceiro ano mais quente desde pelo menos 1850.

Todos os oito conjuntos de dados confirmaram que os últimos três anos foram os mais quentes do planeta desde o início dos registros, disse a OMM. O ano mais quente registrado foi 2024.

Período de três anos acima do nível de aquecimento de 1,5 °C

O ECMWF disse que o planeta acabou de ter seu primeiro período de três anos em que a temperatura média global ficou 1,5°C acima da era pré-industrial — o limite além do qual os cientistas acreditam que o aquecimento global desencadeie impactos graves, alguns deles irreversíveis.

Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *