Lula veta integralmente projeto que reduz penas dos condenados pela tentativa de golpe de Estado

O presidente Lula vetou integralmente o projeto que reduz as penas dos condenados pela tentativa de golpe de Estado. O veto foi anunciado durante um evento no Palácio do Planalto, organizado para lembrar os ataques às sedes dos Três Poderes. Quase todos os ministros participaram da cerimônia. As principais ausências foram dos presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. Eles já sabiam que o projeto da dosimetria seria vetado e optaram por não comparecer para evitar desgaste político. 

Lula aproveitou a data para confirmar o veto total à proposta e defendeu o julgamento dos acusados pelo Supremo Tribunal Federal. “Nós não aceitamos nem ditadura civil, nem ditadura militar, o que nós queremos é democracia emanada do povo e para ser exercida em nome do povo. Talvez a prova mais contundente do vigor da democracia brasileira seja o julgamento dos golpistas pelo STF”, afirmou o presidente. 

O veto ainda será analisado pelo Congresso Nacional. O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante, declarou: “Eu tenho convicção que pelo acordo de líderes da Casa, nós vamos derrubar esse veto na primeira sessão do Congresso Nacional”. Já o deputado Arlindo Chinaglia, líder da maioria, disse que “o presidente Lula acertou ao vetar integralmente o PL da dosimetria”. Ao fim da cerimônia, Lula desceu a rampa do Planalto em um ato simbólico de defesa da democracia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *