Pernambuco perde 41,79% da água tratada durante o processo de distribuição hídrica. O dado posiciona o estado como o 15° que mais desperdiça água no país. É o que aponta o estudo “Perdas de Águas 2025”, do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta segunda (24). O levantamento é feito com dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), referentes ao ano de 2023.
A taxa de perda de água durante a distribuição hídrica de Pernambuco está acima do indicativo nacional, que é de 40,31% de perdas, segundo o estudo. O recorte engloba todas as formas de água que são perdidas e não chegam ao consumidor final.
O “Perdas de Águas 2025” aponta, ainda, que, por dia, Pernambuco perde o equivalente a 441 piscinas olímpicas, que corresponde a mais de um bilhão de litros de água. Somente no Recife, o montante perdido corresponde a 82,96 piscinas do mesmo porte, o que atenderia a 429.344 pessoas.
Perdas em ligação de água
Ainda conforme os dados do Instituto Trata Brasil, Pernambuco perde, diariamente, 401,02 litros de água por ligação hídrica ativa. No quesito, o estado também é o 15° que mais perde água. Esse dado diz respeito à perda hídrica que ocorre em uma conexão de usuário legítima.

