Pernambuco está entre os três estados brasileiros com maior percentual de pessoas que se deslocam a pé. Os dados foram divulgados, nesta quinta (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).
Conforme números do “Censo 2022: Deslocamentos para trabalho e para trabalho e estudo”, as unidades da federação com maior participação relativa de pessoas no transporte a pé são Bahia (28,1%), Alagoas (25,5%) e Pernambuco (25,4%). Ainda segundo o IBGE, o deslocamento para trabalho por bicicleta é mais alto no Amapá (17,4%), Acre (13,3%) e Mato Grosso do Sul (12,6%).
O IBGE apontou diferenças regionais nos padrões de deslocamento ao trabalho. O transporte individual motorizado predomina no Centro-Oeste (58,8%) e Sul (57,1%).
O uso principal do automóvel para o trabalho alcança quase metade dos trabalhadores no Sul (45,9%) e pouco mais de um quinto no Norte (21,8%) e Nordeste (21,0%). A motocicleta é o principal meio de transporte no Norte (28,5%) e Nordeste do país (26,0%), percentuais superiores frente ao resultado para o Brasil (16,4%).
Em relação aos transportes coletivos, o ônibus apresenta maiores valores absolutos e relativos no Sudeste.
Naquela região, 8,3 milhões de trabalhadores passam mais tempo nesse meio de transporte, representando mais de um quarto de trabalhadores (26,6%) dessa região, enquanto os menores valores proporcionais para o uso de ônibus estão no Norte (16,0%) e Sul (16,4%) do país.
Embora a utilização do trem ou metrô seja mais representativa no Sudeste, com 1,0 milhão (89,8%) dos 1,1 milhão de trabalhadores nesses transportes, seu uso principal para trabalho dentro da região é de apenas 3,3%, repetindo a pouca expressividade vista no panorama nacional.
“Fica evidente, portanto, a baixa prevalência de transportes de alta capacidade para a região mais concentrada do país, assim como para o restante do Brasil’, informa o Censo 2022. (Diário de Pernambuco)