Quaest para o Senado em PE: Marília, 18%; Humberto, 14%; Mendonça, 10%; Eduardo, 8%

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (23) mostra como está a disputa pelo Senado em Pernambuco. O levantamento foi encomendado pela Globo.

Em 2026, serão eleitos dois senadores em cada estado e no Distrito Federal, para renovar 54 das 81 cadeiras. Por isso, cada eleitor precisa votar em dois candidatos diferentes. Não é possível escolher o mesmo nome duas vezes.

Na pesquisa espontânea da Quaest, em que os nomes não são mostrados aos eleitores entrevistados, 73% estão indecisos (eram 78%), porque não souberam citar um candidato.

Já na pesquisa estimulada, a lista de candidatos é mostrada, e cada entrevistado precisa responder duas vezes em quem pretende votar: para a primeira vaga e, depois, para a segunda vaga.

Os resultados da pesquisa para o Senado consideram as menções para a primeira e a segunda vagas em um total que soma 100% das intenções de voto e mantém a proporção entre candidatos, brancos/nulos e indecisos. Veja os números abaixo:

Combinação – votos totais

  • Marília Arraes (PDT): 18% (eram 17% em 8 de setembro);
  • Humberto Costa (PT): 14% (eram 14%);
  • Mendonça Filho (PL): 10% (eram 11%);
  • Eduardo da Fonte (PP): 8% (eram 7%);
  • Túlio Gadêlha (PSD): 4% (eram 4%);
  • Pastor Gilvan Costa (Democrata): 1% (era 1%);
  • Carlos Sant’anna (Novo): 1% (era 1%);
  • Paulo Rubem Santiago (Rede): 1% (era 0%);
  • Samuel Timoteo (UP): 1% (era 0%);
  • Gorett Bitu (UP): 0% (era 0%);
  • Mailson Neto (PCO): 0% (era 0%);
  • Mariano Macedo (PSTU): 0% (era 0%);
  • Indecisos: 21% (eram 27%);
  • Branco/nulo/não vai votar: 21% (eram 18%).

Informações do G1 / foto: Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *