O cinema de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, é uma das 297 salas em todo o Brasil que estão exibindo o filme “Luiz Gonzaga – Légua Tirana”, que estreou no último dia 21 de agosto. Para Marcos Carvalho, que dirige o filme ao lado de Diogo Fontes, o alcance da obra é fruto do extenso trabalho de divulgação que foi realizado pela equipe.
“Uma contribuição muito grande nesse resultado foi essa expedição que a gente fez pelo Brasil com os pré-lançamentos”, afirma Marcos, lembrando que a jornada de apresentação do filme começou no dia 2 de agosto, em Recife, data da morte de Luiz Gonzaga.
“A gente parte de Recife no dia 2 de agosto, que é o dia de encantamento do mestre Luiz Gonzaga, que tem um sentido muito forte também com o nosso filme, porque o nosso filme é isso, é Luiz Gonzaga contando a sua história a partir dos seus últimos segundos de vida. E é muito emocionante ouvir a história contada pelo próprio Luiz Gonzaga, ouvir a voz do Luiz Gonzaga contando essa história para a gente”.
A expedição pelo Brasil “convocando a classe artística, convocando os apreciadores da cultura gonzaguiana”, como diz o diretor, passou por Caruaru, São Paulo, Brasília, Aracaju, Salvador, Maceió, Fortaleza, em uma jornada de compartilhamento da vida do Rei do Baião.
G1