Tako

Barça e Atlético fazem duelo pela liderança da LaLiga

Neste sábado (24), o Atlético de Madrid tenta retomar a liderança do Barcelona, dentro de casa, pelo Campeonato Espanhol

Por Hélio Carlos em 23/11/2018 às 14:22:27

Barcelona Foto: IAN KINGTON / IKIMAGES / AFP

Atlético de Madrid recebe o Barcelona no principal jogo da 13ª rodada da LaLiga, neste sábado, em partida que pode valer a liderança do campeonato, perseguida também por Alavés e Sevilla.

O Barça vê a primeira colocação ameaçada com apenas um ponto de vantagem sobre Sevilla (2º), Atlético de Madrid (3º) e Alavés (4º), todos empatados no segundo pelotão com 23 unidades.

A Liga "está mais competitiva do que nunca. Nada é fácil e qualquer um pode vencer de qualquer um", reconheceu o argentino Lionel Messi na semana passada, ao receber o prêmio de artilheiro e craque da última temporada. 

Os catalães têm a chance de dar um golpe de autoridade na liderança jogando no estádio Metropolitano, mas o Atlético não perdeu nenhum dos oito jogos em casa nesta temporada.

Com a classificação para as oitavas de final da Liga dos Campeões garantida, o técnico Ernesto Valverde deve mandar a campo seu time principal, promovendo eventuais rodízios para o jogo contra o PSV Eindhoven.

O Barça não poderá contar com o lesionado Ivan Rakitic, mas o brasileiro Philippe Coutinho tem chances de voltar a acompanhar Messi e Luis Suárez no ataque. 

Messi já marcou 28 gols em confrontos contra o Atlético, sua segunda vítima favorita atrás apenas do Sevilla. Por outro lado, os colchoneros pouco a pouco vão recuperando suas peças.

O técnico Diego Simeone, que tinha quatro de seus zagueiros lesionados, recupera para este encontro Lucas Hernández e Stefan Savic. O brasileiro naturalizado Diego Costa também volta, mas o atacante ainda não balançou as redes desde o início do campeonato.

Uma vitória permitiria ao Atlético assumir a liderança no confronto direto contra o atual primeiro colocado. O Alavés também tem o mesmo objetivo e abre a rodada na sexta-feira contra o vice-lanterna Leganés. O Sevilla recebe no domingo o Valladolid, time que só perdeu um dos últimos oito jogos.

Real Madrid (6º), com Santiago Solari já como técnico definitivo, espera manter a sequência de quatro vitórias desde que o argentino assumiu a equipe. O adversário será o Eibar (13º) no Santiago Bernabéu.

Um novo triunfo colocaria os merengues mais próximo do topo da classificação, a poucos dias de disputar o passaporte para as oitavas de final da Liga dos Campeões contra a Roma.

Fonte: Folha PE